Janeiro Branco: mateada chamou a atenção para a importância da conscientização sobre saúde mental

• Atividade foi realizada no último sábado (20), no chimarródromo da Praça Cícero Cavalheiro

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 22/01/2024 às 11:42   |   Imprimir

Profissionais de saúde estiveram reunidos, no último sábado (20), em uma mateada alusiva à campanha Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental. A mobilização ocorreu no chimarródromo do Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro e também contou com a participação de representantes de entidades e da comunidade.

Os objetivos da atividade eram divulgar informações sobre transtornos mentais e a rede de atendimento disponível em São Luiz Gonzaga. “A campanha Janeiro Branco visa promover a conscientização das pessoas sobre saúde mental. Esse é um tema que sempre foi cheio de tabus, existindo até com um certo bullying em relação as doenças mentais. Então foi criada essa campanha, para desmistificar e conscientizar a comunidade, para que as pessoas procurem tratamento e saibam o que os municípios têm a oferecer”, afirmou o coordenador técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o médico neurologista José Renato Grisolia.

A coordenadora do CAPS II – Saúde Mental, Ionara Comparsi de Morais, comentou sobre os atendimentos realizados pelo centro. “No CAPS II, o maior serviço municipal para atendimento psicossocial, o aumento da demanda tem sido considerável. Além disso, percebemos também uma mudança de público. Semanalmente, recebíamos de três a seis pacientes novos com sinais de transtornos de humor ou psicose, na faixa etária de 20 a 50 anos. Hoje, recebemos de cinco a 12 pacientes novos, na faixa etária de 10 a 30 anos.  A maior prevalência são os transtornos ansiosos e depressivos. Também percebemos que, em geral, a adesão aos tratamentos tem sido menor, com a busca focada no tratamento medicamentoso como forma de solucionar os problemas de forma imediata, o que nem sempre acontecesse”, destacou.

A SEMSA agradece a participação de todos na mateada alusiva à campanha Janeiro Branco, possibilitando que a mobilização alcançasse o objetivo de conscientizar a comunidade sobre um assunto presente na vida de muitas pessoas.

ATENDIMENTO – A Rede Municipal de Saúde possui dois centros de atendimentos para tratamento de transtornos mentais: o CAPS II – Saúde Mental e o CAPS AD (o qual trata exclusivamente situação de dependência química). Para mais informações sobre o atendimento, é possível contatar os centros por meio dos números (55) 3352-9011 (CAPS Saúde Mental) e (55) 3352-9090 (CAPS AD). Também é disponibilizada uma ala para internações psiquiátricas no Hospital São Luiz Gonzaga, a qual é gerida pelo Governo do Estado. De forma particular, psicólogos e psiquiatras atuam em seus consultórios no município. Não deixe de buscar atendimento. Quem cuida da mente, cuida da vida!

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA